Equipe PET Ex Tutores

Nome Completo Mini Currículo Lattes
Felipe Bruno Martins Fernandes

Professor da Universidade Federal da Bahia, no Departamento de Antropologia e Etnologia. Coordenador do Gira - Grupo de Estudos Feministas em Política e Educação. Foi tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões de Saberes - Comunidades Indígenas (2021-2024). Mestre em Educação pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2007) onde, como integrante do Grupo de Estudos Sexualidade e Escola (GESE), defendeu sua dissertação sobre a construção da identidade ativista gay no Brasil. Doutor em Ciências Humanas, área de Estudos de Gênero, pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) (com estágio doutoral no Center for Lesbian and Gay Studies - CLAGS da City University of New York - CUNY) e integrante do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS), defendeu sua tese sobre as Políticas educacionais implementadas nas duas gestões do governo Lula, através do Programa Federal Brasil Sem Homofobia. Possui pós-doutorado em Estudos de Gênero (PPGICH/ UFSC), em Anthropologie Sociale (EHESS/ Toulouse) e em Antropologia da Educação (PPGAS/ UFSC). Em 2019, foi professor visitante júnior com bolsa CAPES na Chaire de Recherche sur l’Homophobie da Université du Québec à Montréal. Seus interesses de pesquisa são as políticas públicas de gênero e diversidade, bem como práticas de associativismo em movimentos LGBTTT e feministas. Atualmente pesquisa a educação escolar indígena no estado da Bahia. Suas áreas principais de interesse são Ensino de Gênero, Sexualidades, Diversidade e Antropologia.

Ângela Ernestina Cardoso de Brito

Possui graduação em Serviço Social pela UNESP (1995), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (2003) e doutorado em Política Social pela Universidade Federal Fluminense - UFF (2014). Lider do grupo: LABORATÓRIO DE TECNOLOGIAS SÓCIO-RACIAIS E DE METODOLOGIAS DE REDES, e vice lider do grupo: NÚCLEO DE ESTUDOS E PESQUISAS DE GÊNERO, RAÇA/ETNIA E GERAÇÃO (NEP GREG). Atualmente é professora da graduação e pós graduação na Universidade Federal da Bahia ? UFBA em Serviço Social. Tem experiência na área de Política social e presídios, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, cultura, presídio, discriminação, racismo, família inter-racial.

Suzane Lima Costa

Doutora em Letras (Teorias e Crítica da Cultura e da Literatura) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com Pós-doutorado realizado na The University of Manchester, Reino Unido (School of Arts, Languages and Cultures). Professora do Departamento de Letras Vernáculas, Instituto de Letras (UFBA), com atuação no Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura (UFBA) e no Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS-UFBA). Desenvolve pesquisas sobre corpo e autoria em narrativas contemporâneas, com enfoque na crítica e produção de (auto)biografias indígenas. Atualmente, coordena o Núcleo de Estudos das Produções Autorais Indígenas (NEAI - UFBA) e trabalha na finalização do livro As cartas dos Povos indígenas ao Brasil.

Clélia Neri Côrtes

Tutora do PET- Conexões comunidades Indígenas/UFBA. Foi responsável pela área de Concentração Políticas e Gestão da Cultura no IHAC(2011-2014). Ao desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão tem se voltado, especialmente, para as temáticas das políticas culturais e diversidade; gestão das organizações culturais; cultura e educação; agua, biodiversidade, saberes e práticas culturais em territórios indígenas e pluriculturais.

Danilo Paiva Ramos

Antropólogo. Professor adjunto A do Dep. Antropologia e Etnologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Pós-doutorado em Antropologia Linguística pela Universidade do Texas (2015-2016, BEPE-FAPESP), Pós-Doutorado em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP) (2014-2017, FAPESP), Doutorado em Antropologia Social (Etnologia indígena) pela USP (2014), mestrado em Antropologia Social (Antropologia Rural) pela USP (2006), Graduação em Ciências Sociais -USP (2003) e licenciatura em Ciências Sociais-USP (2009). É tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) Comunidades Indígenas da UFBA. Desenvolve pesquisas em etnologia indígena, com ênfase em estudos sobre xamanismo, discurso e vida ritual. É membro do Centro de Estudos Ameríndios (CESTA/ USP). É membro do Coletivo de Apoio à Causa Yuhup-Hup (CAPYH). É assessor da Federação da Organizações Indígenas do Rio Negro (FOIRN) em saúde indígena e da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) em assuntos e projetos voltados aos povos Hupd'äh e Yuhupdëh. É assessor do povo Hupd'äh para a construção de seus Planos de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA-Hup).