O PET-Comunidades Indígenas UFBA orienta-se pelo princípio da indissociabilidade - ensino, pesquisa e extensão no bojo do Programa de Educação Tutorial/MEC. Foi criado em 2010 e formado por estudantes de graduação oriundos de comunidades indígenas e tutoria de um docente. Baseado na produção autoral e colaborativa intercultural, inicialmente, o grupo teve como foco a História e Cultura Indígena nas escolas de ensino médio e fundamental: por uma ação política para implementação da lei 11.645/08. A partir de 2013, de forma associada aos temas dos curso de graduação dos estudantes participantes, algumas atividades foram mantidas e outras foram criadas, com enfase maior na formação em pesquisas temáticas, cartografia, registros, diálogos de saberes culturais e politicas publicas para a diversidade.
1) Promover a interação comunidade/universidade, fortalecendo o caráter intercultural dessa troca de experiências, através da ação conjunta de tutor e bolsistas na implementação da Lei 11.645/08, como atividade de extensão-ensino-pesquisa.
2) Estimular o espírito crítico, pesquisador e atuante dos bolsistas com vistas ao compromisso social do estudante indígena para com as comunidades indígenas e não indígenas.
3) Fortalecer o caráter interdisciplinar da formação acadêmica e política dos estudantes indígenas, visando à atuação dos mesmos como pesquisadores e extensionistas nas comunidades populares, indígenas e não indígenas, e na universidade.
4) Desenvolver práxis metodologias de estudo e pesquisa para analisar e discutir formas de implementação da Lei 11.645/08 nas escolas de ensino médio e fundamental da rede pública da Bahia.
5) Desenvolver as competências de leitura e produção de textos de variados gêneros, enfatizando as características composicionais e pragmáticas desses textos.